Próximo encontro, alta classe em Maresias! Só felicidade!
Somos um grupo de amigos que gostam de se reunir para beber e saborear um conosquinho!
domingo, 12 de dezembro de 2010
Sucesso Absoluto
O primeiro encontro do clube do conosquinho foi surprendente, pois além da degustação de uma variedade incrível de cervejas européias tivemos o empenho do Beerman em trazer conhecimentos sobre algumas cervejas degustadas - o clube do conosquinho também é cultura. Os conosquinhos da Pá estavam maravilhosos e de alta classe, o Rô teve o capricho de deixar a cerveja na temperatura ideal para tomarmos, a Ju e a Nanda foram as poliglotas da turma (inglês, alemão...), a Malov é a única qualificada em sentir odores característicos de cada cerveja (cravo com nós moscada) e eu e o Alemão falamos muito sobre o Mundial Interclubes da Fifa. Vamo, vamo Inter!!!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Muita Cerveja
Dicas para curar uma ressaca!

O mal estar de uma ressaca geralmente se deve a basicamente duas coisas: a desidratação e a hipoglicemia. O álcool faz a pessoa perder líquidos e se desidratar, além de consumir muita glicose no fígado para ser metabolizado.
Por isso acordamos com a boca seca, um bafo de onça, dor de cabeça, dor de estômago e muito mais...
Simples medidas como beber líquidos não alcoólicos e comer algo já ajudariam bastante.
Infelizmente quase ninguém lembra de se hidratar quando está de fogo. O ideal seria tomar as medidas antes de apagar... mas vamos lá:
- Beba bastante líquido assim que acabar a bebedeira. Isotônicos ou bebidas com sódio são mais indicadas do que simplesmente água, como sucos, chás, ou até mesmo um soro caseiro.
- Coma algo de fácil digestão para elevar os níveis de glicose no sangue. Nem pense em esquentar aquela feijoada no microondas. Pão, bolo, chocolate... já bastam.
- Quanto a remédios o melhor é não tomar nada, porém ao acordar pode ser útil um analgésico para cabeça e corpo (paracetamol ou dipirona) e um para o estômago, tipo ranitidina ou omeprazol.
- Banho frio ativa a circulação sanguínea e melhora a sensação de corpo quebrado no dia seguinte.
- Café ajuda a combater a dor de cabeça e manter o estado de alerta.
- Uma colher de azeite ANTES de começar a beber proteje a mucosa gástrica.
- Repouso, afinal o corpo já está bastante cansado.
COPOS PARA BREJAS
Tal como existem milhares de marcas e centenas de estilos de cerveja, também existem várias dezenas, senão mesmo centenas de copos. De facto, consoante o tipo de cerveja que estamos a beber, deveremos escolher um copo adequado. Por vezes, tal tarefa torna-se fácil, já que as melhores cervejas costumam indicar no rótulo qual o copo que deverá ser utilizado. Independentemente dessa referência ser feita ou não, tentaremos fazer aqui uma breve análise dos diferentes copos existentes no mercado e para que estilo de cerveja são mais indicados. Há pessoas que consideram esta corrente como mais um golpe de marketing de certas empresas para vender mais produtos. Pensamos que tal não reflecte a realidade. Apesar das razões comerciais que estão subjacentes a qualquer negócio, há realmente uma adequação do estilo de uma cerveja a um certo formato de copo. Por exemplo, é natural que as lagers sejam servidas em copos altos, por forma a que o gás e a espuma tenham possibilidade de crescer e mostrar todo o seu carácter. E a formação de espuma não é algo de somenos importância. Esta protege a cerveja da libertação de certos elementos essenciais que, não fora a sua existência, se perderiam no ar. Por outro lado, evita a entrada de ar na cerveja, algo que provocaria a oxidação desta e correspondente perda de qualidades.
Tendo isto em consideração, que estilo de copo utilizar? Bom, a resposta não é imediata e, em países como a Bélgica, tal torna-se verdadeiramente difícil. De facto, é habitual cada marca de cerveja ter o copo correspondente, o que faz com que existam centenas de copos de centenas de marcas. Como se torna humanamente impossível possuirmos todos os copos, apresentaremos apenas alguns formatos genéricos que servirão para a maior parte das cervejas que se lhe possam deparar (clique na imagem para ver o copo em tamanho maior).
As indicações que aqui damos não são algo de doutrinal e que se devam seguir cegamente. Há cervejas que se podem beber em dois ou três tipos de copos diferentes. Vejamos o caso de uma pilsner: tanto a poderemos beber numa caneca, como num copo de pilsner ou num copo cilíndrico. E, verdade seja dita, não se vai deixar de beber uma boa cerveja por não se ter o respectivo copo à mão. A ideia que gostaríamos de realçar é a de que existem copos específicos para os diferentes estilos de cerveja e se conseguirmos adequar um ao outro tanto melhor, já que a experiência ficará mais completa e enriquecedora.
Para além do tipo de copo, há outros aspectos que também se devem ter em consideração. Por exemplo, se lhe quiserem servir uma cerveja num copo gelado, recuse. O contacto entre a cerveja e o copo gelado irá provocar um processo de condensação, o que irá diluir a bebida enquanto que, ao mesmo tempo, se alterará a temperatura correcta a que a cerveja deve ser servida. Procure ainda lavar os seus copos à mão. Algumas máquinas de lavar louça deixam resíduo o que pode alterar o sabor e a espuma da cerveja. Tal ideia aplica-se também à secagem: é preferível deixar os copos secarem ao ar, pois os panos podem deixar partículas inconvenientes para a cerveja.
Finalmente, e caso tenha ficado curioso, aqui lhe deixamos alguns sites onde poderá adquirir, ou apenas admirar, copos e outros artefactos dedicados à nobre arte de beber cerveja.
fonte: www.cervejasdomundo.com
QUE BELEEEEEZA!!!!!
Balneários de cerveja são muito mais do que apenas uma fantasia, são reais. Durante a última década, um bocado de spas de cerveja foram abertos nas colinas e planícies da Áustria, Alemanha e República Tcheca, prometendo saúde, bem estar e a oportunidade de banhar-se nas suas favoritas bebidas. A cervejaria Chodovar em Chodova Plana, na República Checa, oferece terapias em seu spa com a célebre cerveja lager. A cervejaria Kummeroer Hof em Neuzelle, na Alemanha , já oferece banhos relaxantes e massagens com cerveja há mais de 10 anos, os preços variam de 42€ a 500€. Mas é na vizinha Áustria que a cerveja aparece em definitivo para atingir seu auge no spa.
A cervejaria Starkenberg, enche uma piscina com barris e barris de sua própria Pilsen. E a cervejaria Landhotel Moorhof, oferece o que pode ser o mais completo tratamento cerveja, que vai dos banhos, massagens, aos jantares e harmonizações de pratos.
Trappist Beer
A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo apenas sete produzem cerveja (seis na Bélgica e um nos Países Baixos). Estes sete mosteiros são os únicos autorizados a marcar seus produtos com o selo de autenticidade trapista, garantindo a origem monástica de sua produção.A ordem trapista surgiu no monastério cisterciense La Trappe, na França. Trata-se de uma ordem monástica católica, baseada em rígidas regras, entre elas a lei do silêncio.
As sete cervejas da foto representam cada abadia trapista que produz sua cerveja. A última da direita, La Trappe é a única holandesa, e a segunda, sem rótulo algum, é considerada a melhor cerveja gourmet do mundo, a Westvleteren 12.
As abadias trapistas produzem e vendem suas cervejas apenas para auto-sustento, jamais visando o lucro. A Westvleteren só é vendida na própria abadia e num bar em frente (In De Vrede), na província de mesmo nome, na Bélgica.
Primeiro Encontro
Nosso primeiro encontro será dia 10 de dezembro.
A bebida da vez será a cerveja, claro!
Estamos com algumas cervejas trapistas excelentes.
O Conosquinho!
Diz a lenda que certa vez uma visita acabara de chegar na casa de amigos para comes e bebes. O anfitrião, apontando para a mesa de petiscos, perguntou: Você quer comer conosco?Prontamente, a pessoa respondeu: Claro, vou aceitar um conosquinho...
Desde então a palavra "conosquinho" foi oficializada para designar todo o tipo de petisco, acepipe, finger food ou qualquer outra coisa que se belisca junto com uma bebida.
Assinar:
Comentários (Atom)